“Me esqueci de pagar a conta de luz e recebi um aviso de fatura em aberto! O que fazer?”
Não se sinta mal: esquecer de pagar uma conta de luz pode acontecer com qualquer um! Especialmente com a correria do dia a dia! Se você está com uma conta de luz atrasada, não se preocupe – o importante agora é resolver. E é para isso que escrevemos este artigo: para explicar, de forma simples, o que fazer quando se esquecer de pagar uma conta de luz e receber um aviso de fatura em aberto.
Verificando a situação o quanto antes, você evitará cobranças de juros, multas ou até mesmo o corte de energia.
Aqui está um guia com os próximos passos:
1. Verifique se há débitos em aberto
Mesmo que tenha recebido um aviso, pode ser que sua fatura já tenha sido paga, mas o sistema da distribuidora de energia ainda não atualizou a informação. Você pode conferir a situação diretamente no site da distribuidora.
Caso a sua distribuidora seja a CPFL, é só utilizar o seguinte link:
Se o pagamento já foi feito, pode desconsiderar o aviso. As distribuidoras costumam emitir esses alertas quando há uma fatura vencida no momento do faturamento da conta atual — mesmo que o pagamento tenha sido feito posteriormente.
2. Como pagar a fatura pendente?
Caso sua fatura realmente esteja em aberto, faça o pagamento o quanto antes para evitar a interrupção do serviço. Para isso, você pode acessar a segunda via de sua conta de luz pelo site de sua distribuidora de energia e efetuar o pagamento.
Caso a sua distribuidora seja a CPFL, é só utilizar o seguinte link:
3. Se eu quiser, posso parcelar a fatura em aberto?
Algumas distribuidoras de energia liberam o parcelamento de faturas atrasadas. No caso da CPFL, se a sua conta está vencida há mais de 30 dias e tem valor mínimo de R$ 100,00, você pode parcelar o pagamento:
- Cartão de crédito: Parcelamento disponível para valores até R$ 18.000,00.
- Boleto bancário: Sujeito à análise de crédito.
Para conferir as opções de parcelamento disponíveis para sua conta, acesse:
4. Fiz o pagamento. Quando a distribuidora dará baixa?
Os prazos vão variar um pouco entre as distribuidoras, mas em geral:
- Pagamentos via código de barras: O sistema pode levar até 3 dias úteis para processar.
- Pagamentos via Pix: A baixa ocorre no mesmo dia.
Se sua conta já foi paga e ainda consta como pendente, aguarde o prazo de compensação antes de tomar novas ações.
5. Minha energia foi cortada. O que fazer?
Se sua energia foi interrompida por falta de pagamento, siga estes passos para a religação:
✅ É necessário pagar todas as faturas em atraso que causaram o corte.
✅ Solicite a religação no site ou aplicativo de sua distribuidora.
✅ Dica extra: se possível, anexe o comprovante de pagamento durante a solicitação para agilizar o seu atendimento.
Mais algumas dicas para garantir o sucesso da religação de sua energia:
Após solicitar a religação do seu fornecimento de energia, alguns cuidados extras podem fazer toda a diferença para que tudo ocorra sem imprevistos.
🔹 Certifique-se de que o acesso ao medidor está livre para a equipe realizar a religação.
🔹 Se não anexou o comprovante de pagamento no site/app, deixe-o próximo ao medidor. Sem ele, a energia não será religada.
🔹 Nunca tente religar a energia por conta própria. Além dos riscos à sua segurança, isso pode gerar cobrança de taxa extra.
Ficou alguma dúvida?
Compartilhe nos comentários!
Você também pode se interessar pela nossa seção de conteúdos sobre “Conta de Luz”. Clique no link abaixo e confira!
