Conta de luz atrasada: o que fazer?

“Me esqueci de pagar a conta de luz e recebi um aviso de fatura em aberto! O que fazer?”

Não se sinta mal: esquecer de pagar uma conta de luz pode acontecer com qualquer um! Especialmente com a correria do dia a dia! Se você está com uma conta de luz atrasada, não se preocupe – o importante agora é resolver. E é para isso que escrevemos este artigo: para explicar, de forma simples, o que fazer quando se esquecer de pagar uma conta de luz e receber um aviso de fatura em aberto. 

Verificando a situação o quanto antes, você evitará cobranças de juros, multas ou até mesmo o corte de energia. 

Aqui está um guia com os próximos passos:

1. Verifique se há débitos em aberto

Mesmo que tenha recebido um aviso, pode ser que sua fatura já tenha sido paga, mas o sistema da distribuidora de energia ainda não atualizou a informação. Você pode conferir a situação diretamente no site da distribuidora.

Caso a sua distribuidora seja a CPFL, é só utilizar o seguinte link: 

🔗 Consultar débitos em aberto

Se o pagamento já foi feito, pode desconsiderar o aviso. As distribuidoras costumam emitir esses alertas quando há uma fatura vencida no momento do faturamento da conta atual — mesmo que o pagamento tenha sido feito posteriormente.

2. Como pagar a fatura pendente?

Caso sua fatura realmente esteja em aberto, faça o pagamento o quanto antes para evitar a interrupção do serviço. Para isso, você pode acessar a segunda via de sua conta de luz pelo site de sua distribuidora de energia e efetuar o pagamento.

Caso a sua distribuidora seja a CPFL, é só utilizar o seguinte link: 

🔗 Emitir 2ª via da conta

3. Se eu quiser, posso parcelar a fatura em aberto?

Algumas distribuidoras de energia liberam o parcelamento de faturas atrasadas. No caso da CPFL, se a sua conta está vencida há mais de 30 dias e tem valor mínimo de R$ 100,00, você pode parcelar o pagamento:

  • Cartão de crédito: Parcelamento disponível para valores até R$ 18.000,00.
  • Boleto bancário: Sujeito à análise de crédito.

Para conferir as opções de parcelamento disponíveis para sua conta, acesse:

🔗 Solicitar parcelamento

4. Fiz o pagamento. Quando a distribuidora dará baixa?

Os prazos vão variar um pouco entre as distribuidoras, mas em geral:

  • Pagamentos via código de barras: O sistema pode levar até 3 dias úteis para processar.
  • Pagamentos via Pix: A baixa ocorre no mesmo dia.

Se sua conta já foi paga e ainda consta como pendente, aguarde o prazo de compensação antes de tomar novas ações.

5. Minha energia foi cortada. O que fazer?

Se sua energia foi interrompida por falta de pagamento, siga estes passos para a religação:

É necessário pagar todas as faturas em atraso que causaram o corte.

Solicite a religação no site ou aplicativo de sua distribuidora.

 Dica extra: se possível, anexe o comprovante de pagamento durante a solicitação para agilizar o seu atendimento.

Mais algumas dicas para garantir o sucesso da religação de sua energia:

Após solicitar a religação do seu fornecimento de energia, alguns cuidados extras podem fazer toda a diferença para que tudo ocorra sem imprevistos.

🔹 Certifique-se de que o acesso ao medidor está livre para a equipe realizar a religação.

🔹 Se não anexou o comprovante de pagamento no site/app, deixe-o próximo ao medidor. Sem ele, a energia não será religada.

🔹 Nunca tente religar a energia por conta própria. Além dos riscos à sua segurança, isso pode gerar cobrança de taxa extra.

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