Economizar com energia solar é incrível, mas será que o retorno esperado está acontecendo? Este guia prático foi criado para ajudar você a:
- Acompanhar a geração de energia do seu sistema;
- Identificar e resolver problemas comuns;
- Realizar a limpeza e manutenção no momento certo.
Com essas ferramentas, você poderá garantir o melhor retorno do seu investimento.
Como saber se meu sistema está gerando o que deveria?
Para entender se o sistema está gerando como esperado, o primeiro passo é entender o quanto de energia ele deveria gerar.
Quanto o meu sistema deveria gerar?
Você pode encontrar esta informação na proposta ou contrato do fornecedor que fez a instalação do seu sistema. Um fato interessante é que a geração esperada é diferente para cada mês do ano, de acordo com as estações do ano e a forma com que os painéis foram instalados.
Caso não tenha esses documentos, use uma calculadora online de geração solar.
Dica do especialista
É importante se lembrar que os sistemas de energia solar fotovoltaica sofrem uma pequena degradação ano a ano, como qualquer outro equipamento. Assim, a cada ano que passa, o sistema gera um pouco menos de energia (uma queda média de 0,5% a 1% por ano).
Quanto o meu sistema está gerando?
O segundo passo é entender quanto o seu sistema está gerando.
Atenção: a fatura de energia mostra apenas a energia que seu sistema injetou na rede, ou seja, não mostra tudo o que foi gerado!
Portanto, o melhor local para você conferir a geração do sistema de energia solar de sua casa é o aplicativo de monitoramento de seu inversor.
Cada marca de inversor possui um aplicativo diferente e você pode conversar com o seu fornecedor para saber qual é o que foi instalado em sua residência.
Passo a passo para verificar se o sistema está funcionando como deveria
- Abra o monitoramento de seu sistema de energia solar e anote a energia gerada para cada mês do ano.
- Busque a sua proposta ou contrato com o seu fornecedor e anote ao lado de cada mês o quando o seu sistema deveria ter gerado.
- Se quiser, siga a dica do especialista e aplique as perdas para
cada ano de funcionamento de seu sistema. - Compare os dados: uma diferença de até 10% é aceitável.
É importante ressaltar alguns cuidados com essa comparação, pois o fato da sua geração ter sido mais baixa, não quer dizer necessariamente que o seu sistema tem algum problema.
Quedas na geração podem ser causadas por fatores externos, como chuvas acima da média histórica, sujeira nos painéis ou sombreamento por árvores.
Tabela de comparação
Esta tabela foi elaborada para auxiliar na análise dos dados de geração prevista e real, permitindo uma visão clara das variações e da produtividade do sistema.
Com isso, você poderá tomar decisões mais estratégicas e identificar se o seu solar necessita de uma manutenção ou se já está na hora de uma limpeza!
Como melhorar a geração de energia?
Se seu sistema está gerando conforme o esperado, ótimo! Mas se a diferença de geração for acima de 10%, é recomendado realizar as atividades que vamos mostrar abaixo.
A boa notícia? Muitos desses cuidados podem ser feitos por você, de forma prática e eficiente.
Limpeza dos painéis solares
Sujeira acumulada (poeira, folhas, poluição) reduz a captação de luz. Recomenda-se limpeza ao menos duas vezes por ano, especialmente antes de períodos secos. Em áreas com muita poeira ou árvores próximas, pode ser necessário limpar com ainda mais frequência.
Como limpar?
Use água limpa e panos de microfibra. Não utilize produtos químicos ou materiais abrasivos.
Segurança:
Subir no telhado pode ser perigoso, então contrate profissionais especializados. Além disso, nunca pise nos painéis! Isso pode causar microfissuras, que são danos, invisíveis a olho nu, mas que comprometem a durabilidade e geração do painel fotovoltaico
Dica do Especialista
Faça a limpeza em horários mais frescos (manhã ou fim de tarde) para evitar choque térmico e não impactar a produção de energia.
Controle de sombras e podas de árvores
Manter os painéis livres de sombras é essencial, mas é comum esquecer que as árvores e plantas crescem. Por conta disso, árvores próximas, plantas trepadeiras e outras plantas, devem sempre passar por uma poda que seja adequada para cada espécie.
Por que a poda é importante?
Mesmo uma sombra pequena pode reduzir significativamente a geração de energia, já que os painéis funcionam em série. Isso significa que, se um painel for sombreado, a eficiência de todo o sistema será afetada.
Dica do Especialista
Verifique regularmente se novas árvores ou plantas estão crescendo ao redor do sistema.
Para terrenos com muitas árvores, pode ser necessário um planejamento mais frequente de poda, especialmente em estações de crescimento acelerado, como primavera e verão. Um profissional poderá auxiliar com o planejamento e com a poda correta para cada tipo de planta.
O acompanhamento da geração de energia solar
Verifique regularmente se o inversor está funcionando. Isso pode ser feito pelo aplicativo ou diretamente no aparelho, checando luzes e alertas.
Fique alerta quando:
- Ao olhar o aparelho, verificar luzes vermelhas ou
textos de alerta e ERRO. - Ao acompanhar a geração no aplicativo de
monitoramento, verificar que o sistema
está offline ou a geração esteja zerada por vários dias.
Você pode executar esta verificação uma vez por semana ou a cada duas semanas. Assim, caso o seu sistema necessite de manutenção, você conseguirá agir rápido, evitando prejuízos.
Dica do Especialista
Lembre-se sempre que o seu sistema de energia solar necessita de manutenção como qualquer outro equipamento elétrico.
Empresas especializadas podem oferecer planos de manutenção regular, garantindo limpezas e verificações periódicas.
Será que a distribuidora está me cobrando da forma errada?
Esse questionamento é comum, especialmente após a instalação de um sistema fotovoltaico, quando a conta de energia não atende às expectativas.
Vamos passar neste e-book algumas dicas rápidas que você mesmo pode verificar em sua fatura de energia.
Lembre-se sempre que, se ainda houver alguma dúvida quanto a sua cobrança, você sempre poderá solicitar uma revisão com a distribuidora ou até abrir uma reclamação na ouvidoria. Vamos tratar deste assunto mais para frente.
Energia injetada
Procure na fatura o campo de “energia injetada”. Se o valor for zero, pode haver um problema no sistema ou no medidor da distribuidora. Verifique o monitoramento para confirmar se a geração do sistema está adequada.
Embora haja casos de o consumo de energia do local estar tão alto, ao ponto de reduzir a energia injetada a zero, esses são casos raros de se acontecer com residências.
Dica do Especialista
Se você se encontrar nessa situação, verifique o seu monitoramento – como apresentamos no capítulo acima – e, se a geração estiver dentro do esperado, entre em contato com a distribuidora de energia.
Mais adiante passaremos um passo a passo para que você possa entrar em contato e abrir uma solicitação de revisão da fatura ou até uma reclamação, caso seja necessário.
Saltos no consumo
Com a fatura de energia em mãos, é importante verificar se houve um salto no consumo de energia. Você pode acompanhar o histórico em sua própria fatura de energia. Para a CPFL Paulista, o histórico de consumo será igual a imagem na página seguinte.
Caso o consumo de energia esteja visivelmente maior em comparação com os outros meses, e você não instalou nenhum equipamento novo nem mudou os seus hábitos diários, pode indicar que há algum problema. Pode ser um problema relacionado à instalação elétrica de sua residência, um mal funcionamento do sistema de energia solar, ou, em casos raros, o mal funcionamento do relógio de medição da distribuidora.
Outro problema que pode acontecer é o erro durante a leitura do relógio de energia. Se a conta de luz estiver alta por conta de um erro na leitura, é possível entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica para contestar o valor.
Leitura pela média
Se o leiturista não consegue acessar o medidor, a distribuidora pode calcular a conta com base na média dos últimos 12 meses. Para evitar isso, desobstrua o acesso ao relógio medidor. Caso volte a ocorrer e o medidor estiver desobstruído, contate a distribuidora de energia e registre uma reclamação.
Se você estiver em uma área rural onde a leitura pela média é comum, você pode solicitar a autoleitura para a distribuidora.
Bandeiras tarifárias
Mudanças nas bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelhas) podem impactar sua fatura e até causar um aumento considerável no valor a ser pago, caso não dêmos atenção a elas. Ajuste seu consumo em períodos de bandeiras mais caras para minimizar custos.
Como buscar seus direitos abrindo uma reclamação na distribuidora
Você já se viu naquela situação em que sua conta de energia vem errada, ou algo parece estranho, e você pensa: ‘Como é que eu resolvo isso?’ Muita gente acha que é complicado reclamar, mas hoje eu vou te mostrar que você pode, sim, lutar pelos seus direitos com a distribuidora.
Para conferir o passo a passo em outras distribuidoras, você pode clicar aqui para conferir este artigo: O que fazer se sua conta de luz tiver um erro
Passo 1:
Se você é cliente da CPFL Paulista, o primeiro passo é ligar para o atendimento da CPFL no telefone 0800 010 1010. Assim que for atendido, eles vão te dar um número de protocolo — guarde bem esse número, porque ele é a sua chave pra acompanhar o atendimento.
Passo 2:
Agora, se depois dessa ligação, o problema ainda não estiver resolvido dentro do prazo estipulado, aí você pode recorrer à ouvidoria. Pra isso, você acessa o site da CPFL www.cpfl.com.br/agencia/ouvidoria . Lá, clique em ‘Entrar em contato’, selecione seu estado e cidade, e você vai ver um formulário completo.
Nesse formulário, você vai preencher seu protocolo de atendimento (aquele número da ligação que falei anteriormente), tipo de solicitação, assunto, seu código de instalação — que aparece na conta de energia —, e suas informações pessoais. Na descrição, explique detalhadamente o problema e, quando terminar, clique em enviar.
Pronto, você já abriu seu chamado na ouvidoria e vai receber um novo protocolo. Esse também é importante anotar, porque com ele você acompanha a resposta do chamado.
Fique atento ao seu e-mail ou telefone, porque a CPFL vai entrar em contato. E se essa dica te ajudou, compartilhe com quem também precisa de uma mãozinha com os problemas da conta de energia!
Dica do Especialista
Agora ficou mais fácil identificar se há algo errado na sua fatura, não é? Mas é importante lembrar que analisar uma conta de energia pode ser complexo e envolve diversos fatores. Se você prefere não se preocupar com tantos detalhes, o EnergyPass está aqui para ajudar. Com ele, você terá análises automáticas e relatórios claros e intuitivos, garantindo que tudo esteja em ordem com sua geração e consumo.
Mais adiante vamos mostrar como o EnergyPass pode facilitar sua vida ainda mais.
Como o EnergyPass pode ajudar você
Agora que você entende melhor como a sua geração e consumo de energia funcionam, fica claro que lidar com esses dados nem sempre é simples.
Aqui entra o EnergyPass, uma plataforma gratuita que traz praticidade e precisão para quem quer ter total controle do seu sistema fotovoltaico e das suas contas de energia, sem precisar fazer tudo manualmente.
Principais vantagens do EnergyPass:
- Análise automática de faturas: Relatórios claros que destacam possíveis erros e alertam para problemas.
- O que pesou na conta: Ao adicionar duas contas de luz seguidas do seu endereço, o EnergyPass indica os principais fatores que influenciaram no valor da conta.
- Painel intuitivo: Visualize consumo, economia e impacto ambiental com facilidade.
- Resultados ambientais: Veja como o seu sistema contribui para a sustentabilidade.
Você pode criar uma conta gratuita clicando aqui!
Agora o próximo passo é seu!
Monitorar e otimizar seu sistema fotovoltaico é a chave para maximizar a economia e a sustentabilidade. Com ferramentas como o EnergyPass, você pode gerenciar tudo com praticidade, sem complicações.
Comece agora e transforme a maneira como você gerencia sua energia solar!