Erro ao subir a conta de luz? Veja quais tipos de arquivo o EnergyPass aceita

Erro ao subir a conta de luz? Veja quais tipos de arquivo o EnergyPass aceita.

Se você chegou até aqui, é porque algo deu errado ao tentar enviar sua conta de luz para o EnergyPass, certo?

Não se preocupe. É comum que alguns arquivos não sejam reconhecidos pela plataforma — e isso geralmente acontece por causa do formato do arquivo enviado.

Neste post, vamos explicar por que o erro ao subir conta de luz acontece, qual o tipo de arquivo correto e como garantir que a fatura seja lida corretamente pela plataforma.

O que o EnergyPass não consegue ler?

O Energypass precisa acessar os dados da sua conta como texto. Por isso, arquivos nos seguintes formatos não funcionam:

  • Fotos tiradas do papel com o celular;
  • Capturas de tela da conta digital;
  • Imagens salvas em PDF (mesmo com extensão “.pdf”, ainda são imagens);
  • Arquivos onde o texto está dentro de uma imagem escaneada;

O formato correto para evitar erro ao subir a conta de luz é o documento enviado pela distribuidora, que você recebe por e-mail ou pode baixar diretamente do site ou aplicativo oficial.

Como conseguir a conta de luz no formato certo?

O arquivo enviado pela distribuidora no e-mail vem em PDF texto, mas se você não conseguir encontrar o e-mail, você também consegue no site ou aplicativo acessar o histórico de faturas ou pegar uma segunda via da conta de luz.

Ao fazer o download diretamente pelo sistema oficial, a conta já virá no formato PDF texto.

Para facilitar, veja os tutoriais com o passo a passo para as principais distribuidoras:

Como obter segunda via da conta de luz CPFL;

Como obter segunda via da conta de luz Enel SP;

Como obter segunda via da conta de luz Elektro;

Se a conta de luz vier protegida por senha, clique aqui e veja como retirar a senha da conta neste tutorial.

Como posso testar se a minha conta de luz será lida corretamente?

Quer ter certeza de que o arquivo está no formato certo antes de subir? Faça este teste rápido:

  1. Abra o arquivo PDF da sua conta de luz.
  2. Tente copiar um trecho do conteúdo (Ctrl + C ou botão direito > copiar).
  3. Cole esse conteúdo em um bloco de notas ou em outro campo de texto (Ctrl + V).

Se você conseguir copiar e colar o texto, seu arquivo é um PDF texto.

Se não conseguir, provavelmente é uma imagem ou PDF escaneado — e o EnergyPass não conseguirá
interpretar.

Como conferir se deu certo?

Depois de importar sua conta de luz no EnergyPass, se ao cadastrar um endereço, os dados forem exibidos corretamente e você conseguir configurar, é sinal que funcionou como deveria, ou se você já tiver um endereço cadastrado, se não aparecer um alerta de erro e você conseguir acessar ao relatório da conta, significa que deu certo.

Dica importante: Subas as 12 últimas contas de luz de cada endereço. Isso ajuda a gerar relatórios mais completos e análises mais  precisas do seu histórico de consumo. 

Clique aqui para acessar o EnergyPass.

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