Se você chegou até aqui, é porque algo deu errado ao tentar enviar sua conta de luz para o EnergyPass, certo?
Não se preocupe. É comum que alguns arquivos não sejam reconhecidos pela plataforma — e isso geralmente acontece por causa do formato do arquivo enviado.
Neste post, vamos explicar por que o erro ao subir conta de luz acontece, qual o tipo de arquivo correto e como garantir que a fatura seja lida corretamente pela plataforma.
O que o EnergyPass não consegue ler?
O Energypass precisa acessar os dados da sua conta como texto. Por isso, arquivos nos seguintes formatos não funcionam:
- Fotos tiradas do papel com o celular;
- Capturas de tela da conta digital;
- Imagens salvas em PDF (mesmo com extensão “.pdf”, ainda são imagens);
- Arquivos onde o texto está dentro de uma imagem escaneada;
O formato correto para evitar erro ao subir a conta de luz é o documento enviado pela distribuidora, que você recebe por e-mail ou pode baixar diretamente do site ou aplicativo oficial.
Como conseguir a conta de luz no formato certo?
O arquivo enviado pela distribuidora no e-mail vem em PDF texto, mas se você não conseguir encontrar o e-mail, você também consegue no site ou aplicativo acessar o histórico de faturas ou pegar uma segunda via da conta de luz.
Ao fazer o download diretamente pelo sistema oficial, a conta já virá no formato PDF texto.
Para facilitar, veja os tutoriais com o passo a passo para as principais distribuidoras:
Como obter segunda via da conta de luz CPFL;
Como obter segunda via da conta de luz Enel SP;
Como obter segunda via da conta de luz Elektro;
Se a conta de luz vier protegida por senha, clique aqui e veja como retirar a senha da conta neste tutorial.
Como posso testar se a minha conta de luz será lida corretamente?
Quer ter certeza de que o arquivo está no formato certo antes de subir? Faça este teste rápido:
- Abra o arquivo PDF da sua conta de luz.
- Tente copiar um trecho do conteúdo (Ctrl + C ou botão direito > copiar).
- Cole esse conteúdo em um bloco de notas ou em outro campo de texto (Ctrl + V).
Se você conseguir copiar e colar o texto, seu arquivo é um PDF texto.
Se não conseguir, provavelmente é uma imagem ou PDF escaneado — e o EnergyPass não conseguirá
interpretar.
Como conferir se deu certo?
Depois de importar sua conta de luz no EnergyPass, se ao cadastrar um endereço, os dados forem exibidos corretamente e você conseguir configurar, é sinal que funcionou como deveria, ou se você já tiver um endereço cadastrado, se não aparecer um alerta de erro e você conseguir acessar ao relatório da conta, significa que deu certo.
Dica importante: Subas as 12 últimas contas de luz de cada endereço. Isso ajuda a gerar relatórios mais completos e análises mais precisas do seu histórico de consumo.